Descrição Sumária

Projetam e executam soluções para espaços internos residenciais, comerciais e in dustriais visando a estética, o bem-estar e o conforto. criam e projetam vitrines,ambientes comerciais e industriais que destaquem e valorizem o produto; projetamprogramações visuais com os objetivos de estimular o consumo de produtos e deinformar o consumidor.

Formação e Experiência

O exercício das ocupações da família, atualmente, não requer um nível de escolaridadedeterminado, pois no mercado convivem profissionais com formação na prática, cursosde curta duração, cursos técnicos de nível médio e formação universitária. conformea tendência de profissionalização que se verifica na área, pode-se afirmar que é dese jável formação técnica de nível médio ou universitária, dependendo da ocupação. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais da família trabalham, basicamente, no comércio atacadista e varejis ta, na construção e na prestação de serviços , podendo ser encontrados também emoutras atividades, como a indústria. montam vitrines e estandes em feiras e eventos,criam e desenvolvem campanhas temáticas voltadas para a comercialização de produ tos, cuidam da circulação das pessoas e da otimização da apresentação dos produtosinternamente às lojas, concebem e executam projetos de design de interiores, levandoem conta a estética, a funcionalidade e a ergonomia. desenvolvem suas atividadesindividualmente e em equipes multidisciplinares, predominantemente por conta pró pria, na maioria das vezes sem supervisão. podem trabalhar em horários variados ouirregulares, conforme as necessidades de seus clientes. eventualmente, em algumasocupações, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, como altatemperatura ou em posições desconfortáveis por longos períodos. 

Aréas de Atividade

  1. Conceber Projetos (Design de Interiores, Vitrines, Espaços Diversos e Eventos):
    Fazer levantamento métrico e fotográfico
    Adequar os elementos já existentes ao espaço
    Elaborar estudos preliminares
    Elaborar planta de distribuição dos espaços internos
    Planejar a circulação
    Distribuir volumes no espaço
    Sugerir eventuais modificações ao projeto arquitetônico
    Apresentar em modelos e/ou maquetes soluções para o ambiente
    - Conceber programação visual para espaços comerciais (merchandising)
    - Adaptar projeto à vida útil de produto e materiais
    - Apresentar estudo preliminar ao cliente
    - Adaptar projeto às condições do ambiente

  2. Interpretar as Necessadades do Cliente:
    - Entrevistar cliente
    - Identificar expectativas e necessidades do cliente
    - Definir limites orçamentários do projeto
    - Definir programa de ações
    - Indicar outros profissionais
    - Apresentar sugestões
    - Apresentar portifólio ao cliente
    - Demonstrar trabalho in loco
    - Avaliar viabilidade do projeto
    - Estabelecer contrato de trabalho

  3. Elaborar Projeto Executivo:
    - Representar graficamente soluções para o ambiente (desenho manual, autocad etc)
    - Alocar pontos de ar condicionado
    - Alocar pontos para informática
    - Alocar pontos de iluminação
    - Alocar pontos elétricos
    - Alocar pontos hidráulicos
    - Alocar pontos de telefonia
    - Especificar os materiais a serem utilizados
    - Criar peças especiais
    - Criar móveis e produtos
    - Adaptar o projeto às normas
    - Escolher escala cromática para o ambiente
    - Orçar projeto

  4. Executar Projetos:
    - Elaborar o cronograma
    - Selecionar fornecedores
    - Contratar serviços especializados
    - Coordenar equipes
    - Selecionar produtos
    - Assessorar o cliente para aprovação de produtos
    - Personalizar espaço arquitetônico ou físico
    - Realizar programação visual de espaços comerciais (merchandising)
    - Gerenciar obra ou projeto
    - Definir leiaute da ambientação
    - Divulgar trabalhos na mídia

  5. Acompanhar o Projeto:
    - Supervisionar execução do projeto
    - Fazer manutenção programada do projeto
    - Substituir o produto na vitrina já montada
    - Fazer ajustes ao projeto
    - Avaliar o resultado do projeto
    - Acompanhar execução orçamentária

  6. Pesquisar Produtos e Materiais:
    - Testar produtos, materiais e ferramentas
    - Colaborar no desenvolvimento de produtos e materiais
    - Participar de exposições, mostras e feiras
    - Adaptar meteriais
    - Pesquisar preços de produtos e serviços
    - Pesquisar tendências
    - Pesquisar mercado

  7. Atrair o Consumidor:
    - Criar ambiente favorável ao consumo
    - Criar ambientes temáticos e estéticos
    - Pesquisar linhas de produtos conforme target do cliente
    - Montar espaços que destaquem o produto
    - Providenciar atrativos sensoriais no ambiente

Para maiores informações acesse: http://www.mtecbo.gov.br 

Patrocínio


Apoiadores