Metodologia de Projeto - Introdução

ABD Acadêmico • 09/01/2019


O briefing, em Interiores, é um importante instrumento integrante da metodologia de projeto. Enquanto o programa de necessidades é dado ou coletado junto às partes interessadas (stakeholders), o briefing envolve o designer e seu repertório, permitindo-lhe elaborar - em cima do discurso e da demanda do solicitante, análises e diagnoses que apontem para a seleção de alternativas presentes no processo de solução de problemas de design.

Em termos específicos, o valor do briefing está em sua atuação como elemento apto a contribuir para a identificação do problema. Exige do designer intensa ação criativa, que atualiza aspectos presentes no sistema, e que abarca os fundamentos do design – forma, função e significado. O briefing garante a evitação de gostos pessoais do projetista, e orienta para a criatividade, a busca pela inovação, assim como para o pleno atendimento à singularidade do usuário, estabelecendo os rumos do conceito. 

A etapa de elaboração do briefing, na metodologia de projeto, conduz, portanto, ao conceito, descoberto dentro do sistema complexo que envolve a solução projetual e a identidade do usuário.

-  Nora Geoffroy

Leia também
Patrocínio
ACESSO RESTRITO