Metodologia de Projeto - O Conceito

ABD Acadêmico • 14/01/2019


Em Interiores, é comum a confusão entre tema e conceito. Enquanto o tema é algo externo, selecionado para nortear questões formais, o conceito refere-se a algo que não se impõe ao problema de projeto. Antes, nasce dentro dele, em resposta ao briefing - estudo dos determinantes do programa, cuidadosamente analisados, com foco no usuário.

 

Elaborar um conceito de projeto, portanto, é  tarefa desafiadora, dependente que é do repertório pessoal do projetista no enfrentamento dos determinantes físicos, intangíveis e culturais do território (a região, a cidade, o bairro, a rua, o ambiente de intervenção, arquitetônico ou não, os aspectos geográficos, climáticos, a insolação, os ventos dominantes, dentre outros), da função (o uso que se vai fazer daquele espaço) e do usuário (com as suas singularidades, sonhos e desejos, respeitando-se o seu nível socioeconômico e cultural).

 

O conceito, um guia norteador, imprime aos espaços um caráter singular que liga todos os elementos de projeto, correspondendo à identidade do usuário e conferindo integridade ao resultado final, com máxima correspondência entre conteúdo e forma.

-  Nora Geoffroy

Leia também
Comunicação20/03/2019
ABD Acadêmico10/10/2018
ABD Acadêmico20/02/2019
ABD Acadêmico13/03/2019
Patrocínio
ACESSO RESTRITO