São Paulo

São Paulo

A história da ABD|SP se constrói junto à entidade nacional. Em 1980, aqueles que escolhiam a área de Design de Interiores, até então ainda chamada de decoração, não contavam com formação escolar específica, eram arquitetos e engenheiros e poucas escolas levantavam a discussão necessária para criação de um currículo adequado.


O cenário da época, em que o mercado crescia de maneira desestruturada, fez com que um engajado grupo de aproximadamente 40 profissionais se reunisse em prol dos caminhos da profissão e elaboraram um estatuto provisório da ABD, formaram a primeira diretoria da associação que resultou na incansável ABD de hoje.

ABCD/BAIXADA SANTISTA

As Regionais desempenham papel fundamental para a existência da ABD, que trabalha regionalmente conteúdos e ações estratégicas através de ações e atividades que amparam os Designers de Interiores, associados e não associados, fazendo com que seja do conhecimento de todos suas iniciativas para melhorar o dia a dia desses profissionais.

Neste contexto surge em agosto de 2018 a ABD - ABCD/Baixada Santista, como um braço direito da ABD São Paulo para valorização do mercado local, a regional vem trabalhando para oferecer formação, aprimoramento, suporte e a conquista de um novo mercado. Ainda, seus associados tem dentre vários benefícios, 40% de desconto na entrada da Mostra na Baixada e 30% Cooper Rádio Táxi.


Diretora Regional

Silvana Mattar

Vice-Diretora Regional

Cecilia Vieira Gomes

Coordenadora Acadêmica SP

Maria Celia Sartori de Toledo

Paulistana, com Formação em Decoração (1974) pelo IADÊ e em Arquitetura (1980) pela Faculdade Brás Cubas.

Possui Cursos livres de fotografia, desenho de embalagem, direção de fotografia para cinema, teatro e expressão corporal, dança, línguas, canto, astrologia, Artes Plásticas (Escola de Experimentação Artística Brasil, tendo como professores Luiz Paulo Baravelli, Carlos Fajardo e Jose Resende) e paisagismo (Roberto Burle Marx/FAUUSP).

Desenvolve, desde 1993, projetos de Arquitetura e Design de Interiores para residências urbanas, rurais e de veraneio; lojas, escritórios, restaurantes, escolas, museus, stands para feiras e exposições, ambientação de eventos e recepções, criação de estamparia para tecelagens, entre outros, com trabalhos publicados nas principais revistas do País.

Ainda estudante, trabalhou na restauração do Mosteiro de São Bento (São Paulo), estagiou no escritório de urbanismo MMM Roberto (RJ) - um dos finalistas do concurso para Plano Diretor de Brasília e na Construarte, com o arquiteto Armando Perez.

Como Diretora de Arte, trabalhou de 1978 a 1993 em agências de Publicidade nacionais e multinacionais e recebeu prêmios pelo Anuário do Clube de Criação de São Paulo. Como Produtora de Moda, trabalhou para diversos fotógrafos e para as revistas Vogue, Playboy, Carícia, Nova; foi indicada para melhor capa, sendo finalista, em duas ocasiões, do Prêmio Abril. Como voluntária, trabalhou no Ambulatório de Hanseníase do Hospital das Clínicas USP (5 anos) e no ambulatório do Hospital Israelita Albert Einstein (Comunidade de Paraisópolis), onde criou a "Oficina de Idéias" e projetou os ateliers de artes (10 anos).

Desde 2016 atua também como Coordenadora Acadêmica/SP da ABD - Associação Brasileira de Designers de Interiores, responsável pelo relacionamento entre a Associação e as instituições de ensino de Design de Interiores do Estado de São Paulo.

Coordenador Regional

Gustavo Cicconi

Coordenadora Divisão Acadêmica ABCD e Baixada Santista

Graziela Garavati

Com formação em história da Arte na Universidade de Salamanca da Espanha e posteriormente Design de Interiores, Graziela Garavati atua em escritório próprio localizado no Bairro Jardim em Santo André, São Paulo, desenvolvendo projetos de Interiores no âmbito residencial, corporativo e institucional.

Participa de mostras e exposições do segmento tais como: Ilha de Caras 2017 e 2018, Casa Cor onde recebeu o prêmio DecorNews com o ambiente Studio da Blogueira, Mostra de Decoração Revista Veja no Espaço Cultural Veja São Paulo Campos do Jordão de 2011 e 2013, Espaço Cultural Veja São Paulo Rivieira de São Lourenço em 2012, Polo Design Show 2012 e 2014.

Está entre os 50 Arquitetos e Designers de São Paulo que a Revista Decorar destacou em 2011 com o Prêmio Profissionais do Ano, Recebeu prêmio profissional destaque de 2010, 2011, 2012, 201, 2014, 2015 e 2016 e 2017 do Polo Design Center, premiada no ano de 2012 nos Jovens Profissionais Shopping Lar Center e XXVIII Prêmio Dia Internacional da mulher da Jornalista Zildete Montiel.

Há mais de 7 anos escreve semanalmente coluna de Decoração do Giro ABC Jornal. Após visitar, garimpar e desvendar mais de 85 países e todos os continentes compartilha seu olhar de coolhunter diariamente nas redes sociais, semanalmente na coluna de Decoração que assina e ministrando cursos e palestras sobre padrões, tendências e dicas no Decor e design.


Contatos

Al Casa Branca, 652 7o Andar - Jd Paulista
São Paulo/SP - CEP 01408-000
(11) 3064-6990 - eventos@abd.org.br

Membros

Silvana Mattar

Silvana Mattar

Diretora Regional
Cecília Gomes

Cecília Gomes

Vice-Diretora Regional
Maria Celia Sartori de Toledo

Maria Celia Sartori de Toledo

Coordenadora Acadêmica
Gustavo Cicconi

Gustavo Cicconi

Coordenador Regional
Graziela Garavati

Graziela Garavati

Coordenadora Acadêmica ABCD e Baixada Santista
Patrocínio
Patrocínio Regional
ACESSO RESTRITO
11