Associe-se

01 de February , 2021
Por: Agencia B&B

Design Biofílico – Você Conhece os Benefícios?

O Design Biofílico vem alterando a forma com que as pessoas se relacionam com ambientes! Nossa era é marcada pela crescente valorização da qualidade de vida das pessoas, seja em casa ou no trabalho. E nós, designers de interiores, temos a reponsabilidade de projetar também pensando no bem-estar.

Mas você já conhece a extensão total de benefícios do Design Biofílico?
Veja a seguir:

  • Diminui índice de stress no ambiente de trabalho;
  • Menores distúrbios no ciclo circadiano;
  • Satisfação, Sensação de Bem-Estar;
  • Melhor frequência de batimentos cardíacos, estado mental mais relaxado;
  • Facilita a concentração e atenção, contribuindo para a criatividade e produtividade.

O que é o Design Biofílico?

O conceito do Design Biofílico, nada mais é do que a construção desses espaços que valorizem a vida. O nome relativo a Biofilia significa amor à vida, e também pode ser classificada como preservação e conservação.

O estudo conecta seres humanos com o meio ambiente, a fim de melhorar a saúde física e mental. E como exemplo de um bom projeto biofílico, temos a instituição de caridade britânica Maggie’s.

Localizada no campus do Hospital Universitário St. James em Leeds na Inglaterra. A instituição foi toda projetada com elementos do design biofílico, para proporcionar bem-estar e acolhimento a pacientes com câncer e seus familiares.

O projeto foi concebido pelo estúdio Heatherwick sediado em Londres, e teve inicialmente o desafio de proporcionar um espaço acolhedor aos pacientes que estão em período de pausa nos tratamentos com grande stress.

A Biofilia e a Biomimética!

Agora que você entendeu de forma geral o conceito de Design biofílico, aqui apresentamos mais um termo que enriquece o estudo de ambientes. Assim como Biofilia, esse princípio está surgindo nos debates sobre o futuro do Design de Interiores e os impactos pós pandêmicos.

A Biomimética é a área que estuda os princípios criativos da natureza, visando soluções para problemas atuais da sociedade, unindo funcionalidade e sustentabilidade com o melhor do design. Ela pode ser entendida como uma ciência que busca inspiração e soluções na natureza para projetar ambientes mais inteligentes, funcionais e sustentáveis.

Esses conceitos vão além da geração de tendências ou modas passageiras, ilustrando boa parte do futuro do design de ambientes e produtos para os próximos anos.

Mas e você? Tem usado os conceitos da Biofilia em seus projetos?
Associe-se a ABD para ter acesso a cursos com os temas mais importantes de nosso mercado!

Verified by MonsterInsights