Associe-se

16 de September , 2019
Por: Agencia B&B

Esse texto reflete a relação entre corpo e espaço, exercício cotidiano essencial na experiência do indivíduo e seu habitat, e se respalda na Fenomenologia da Percepção de Merleau-Ponty. Esta busca entender os fios intencionais que nos ligam ao mundo (…) justamente para ver o mundo e como nos relacionamos com ele (MERLEAU-PONTY, 1999). A fenomenologia seria o estudo das essências, uma filosofia que recoloca as essências na existência.

Ela depende da sua articulação com a existência concreta, isto é, estamos no tempo e no espaço, assim como contemos e somos contidos. Essa reflexão respalda a descrição de nossa experiência tal como é somada aos conceitos de sensação, percepção, atenção e espacialidade.

O comportamento contido na percepção é o primeiro contato com o mundo e a fenomenologia é uma relação de ser, segundo a qual (…) o sujeito é seu corpo, seu mundo e sua situação, e de certa forma estabelece com estes uma permuta. Tal experiência permite refletir sobre o espaço interior como componente ativo de uma narrativa, imprescindível para o cenário cotidiano com suas nuances – função, estética, conforto, experiência…

Sueli Garcia

Outras Notícias

Verified by MonsterInsights