Associe-se

02 de December , 2019
Por: Agencia B&B

Autora: Nora Geoffroy

Em Interiores, é comum a confusão entre tema e conceito. Enquanto o tema é algo externo, selecionado para nortear questões formais, o conceito refere-se a algo que não se impõe ao problema de projeto. Antes, nasce dentro dele, em resposta ao briefing – estudo dos determinantes do programa, cuidadosamente analisados, com foco no usuário.

Elaborar um conceito de projeto, portanto, é  tarefa desafiadora, dependente que é do repertório pessoal do projetista no enfrentamento dos determinantes físicos, intangíveis e culturais do território (a região, a cidade, o bairro, a rua, o ambiente de intervenção, arquitetônico ou não, os aspectos geográficos, climáticos, a insolação, os ventos dominantes, dentre outros), da função (o uso que se vai fazer daquele espaço) e do usuário (com as suas singularidades, sonhos e desejos, respeitando-se o seu nível socioeconômico e cultural).

O conceito, um guia norteador, imprime aos espaços um caráter singular que liga todos os elementos de projeto, correspondendo à identidade do usuário e conferindo integridade ao resultado final, com máxima correspondência entre conteúdo e forma.

Nora Geoffroy

Outras Notícias

Verified by MonsterInsights