Ecodesign, para quê?

ABD Acadêmico • 24/07/2019


As mudanças climáticas e a diminuição da oferta de recursos naturais e da biodiversidade recentemente têm sido objeto de estudo e oportunidade de atuação em diversas frentes no mundo. A principal contribuição dos designers de interiores para estes problemas tem razão direta na escolha de materiais e impacto que este recurso de projeto ocasiona ao meio ambiente.

Projetos de Ecodesign buscam refletir sobre o processo e produção dos artefatos. É necessária a reformulação total do ambiente? Para a aquisição de novos produtos, qual a origem da matéria-prima necessária para sua fabricação? Qual o quantitativo de energia e água empregadas na transformação da matéria? Como será descartado quando do final de uso? São algumas das perguntas que deve se ter em mente ao cogitar projetos de Ecodesign.

Dessa forma a concepção desses projetos é extremamente complexa e minuciosa. Os novos materiais ou mesmo as táticas de reaproveitamento devem ser cautelosas e o profissional deve estar atento para estas questões. Algumas empresas, escritórios e fornecedores já têm adotado essas estratégias como rotineiras, o que de certa forma têm facilitado e estimulado a frequência dessa prática de projeto.

Leia também
ABD Acadêmico24/07/2019
ABD Acadêmico14/01/2019
ABD Acadêmico19/12/2018
Patrocínio
ACESSO RESTRITO