Associe-se

Reunião marcou o início de diálogo e possibilidades de parcerias entre as entidades

11 de April , 2024
Por: ABD

O encontro entre a Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), que ocorreu no início de março, representa um marco no processo de aproximação das entidades. Nele foram debatidas propostas de ações institucionais em conjunto, como a instituição de uma câmara técnica.

 

Na reunião, o presidente da ABD, Marcelo Mujalli, agradeceu o convite do CAU/BR e destacou que a atuação da ABD na defesa e valorização dos designers de interiores e ambientes sempre se pautou pelo reconhecimento da interdisciplinaridade da construção civil, do debate das competências e limites éticos, mas sobretudo na defesa das prerrogativas adquiridas na formação. “Acredito que estamos dando um grande passo para o que a sociedade espera de nós. No mercado, a cooperação entre as categorias é realidade há muitos anos. Não existe a menor possibilidade de subverter a tendência de designers de interiores, arquitetos e engenheiros atuarem como parceiros e sócios”, afirmou Mujalli.

 

Eleita para o triênio 2024-2026, a presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, que havia sido Presidente do CAU/SC na Gestão 2021-2023, pontuou que o conselho passou por um processo de renovação. “Essa gestão vem com um novo olhar para reavaliar vários aspectos e com uma postura mais progressista. Criar oportunidades para profissionais que atuam no mercado de interiores, parcela significativa dos arquitetos e urbanistas. Vamos ampliar a parceria que iniciamos em Santa Catarina”, explicou Herden.

 

Participou da reunião também a presidente do Conselho Deliberativo e ex-presidente da ABD, Renata Amaral, que fez questão de destacar a relevância da associação para os arquitetos que atuam com interiores. “Temos uma parcela considerável de arquitetos associados, que veem a ABD como referência no setor. Alguns ocuparam cargos nas diretorias regionais e da nacional, e foram nossos aliados no processo de regulamentação da profissão”, lembrou Amaral.

 

Representação Institucional

 

Essa oportunidade de parceria foi bem recebida pela representante da ABD em Brasília para assuntos institucionais e governamentais, Alini Jobim, que comemorou a mudança da postura do CAU/BR e se colocou à disposição para intermediar o desenho dessas ações, que compreendem eventos de capacitação e debates públicos sobre os problemas sociais de habitação, por exemplo.

 

A ABD vai integrar a Comissão Temporária de Arquitetura de Interiores do CAU/SP, que vai debater o exercício ético profissional da profissão. O convite foi feito pela presidente Camila Camargo. A representante da ABD será a Prof. Dra. Sueli Garcia, presidente do Conselho Acadêmico da ABD. Ações como essa podem ganhar escala nacional com essa aproximação.

 

Proposta de normativo

A ABD apresentou minuta de Resolução Conjunta, também enviada ao Confea, que visa assegurar práticas mais transparentes e responsáveis na representação gráfica e na exposição de imóveis decorados, que deverão estar em conformidade com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e refletir as reais dimensões dos projetos.

O presidente da ABD, Marcelo Mujalli, expressou otimismo em relação à proposta, enfatizando a importância de um engajamento construtivo entre a ABD, CAU e o Confea para a implementação efetiva dessas diretrizes. “Com a promessa de valorização da função social das nossas profissões e da defesa do consumidor, a minuta proposta pela ABD é um passo audacioso rumo ao alinhamento das práticas profissionais com princípios de sustentabilidade e responsabilidade social”, encerrou Mujalli. Por fim, a ABD se colocou à disposição por mediar aproximações entre CAU/BR e Confea, uma vez que os designers de interiores de nível superior são oficialmente categoria do Sistema Confea/Crea, os tecnólogos pela Decisão Plenária nº 1679 de 2021 e os bacharéis pelo acordo para aprovação dos Projetos de Lei 2375/2022 e 1271/2023.

 

Clique aqui para conferir a proposta apresentada.

Verified by MonsterInsights