Associe-se

13 de October , 2020
Por: Agencia B&B

Você sabia que toda vez que adquire um produto produzido pela Roca está contribuindo para pelo menos cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelo Pacto Global? A sustentabilidade é uma das nossas preocupações e ela se traduz com ações em diversas áreas. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses objetivos.

O que é o Pacto Global?

Pacto Global é uma iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000 pelo então secretário-geral Kofi Anna. Trata-se de uma chamada para que as empresas alinhem as suas estratégias e operações com o objetivo de reforçar os principais universais de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

O programa é considerado hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, reunindo mais de 13 mil membros em 160 países. Em 2015, os 193 países-membros das Nações Unidas aprovaram, por consenso, a Agenda 2030, que tem como principal pilar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Eles são os seguintes:

  1. Erradicação da pobreza;
  2. Fome zero e agricultura sustentável;
  3. Saúde e bem-estar;
  4. Educação de qualidade;
  5. Igualdade de gênero;
  6. Água potável e saneamento;
  7. Energia acessível e limpa;
  8. Trabalho decente e crescimento econômico;
  9. Indústria, inovação e infraestrutura;
  10. Redução das desigualdades;
  11. Cidades e comunidades sustentáveis;
  12. Consumo e produção responsáveis;
  13. Ação contra a mudança global do clima;
  14. Vida na água;
  15. Vida terrestre;
  16. Paz, justiça e instituições capazes;
  17. Parcerias e meios de implementação.

Como a Roca contribui para 5 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Por meio das suas iniciativas com foco em sustentabilidade, as ações da Roca contemplam diretamente pelo menos 5 ODS, o que inclui: água potável e saneamento, trabalho decente e crescimento econômico, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima e vida terrestre. Vamos conhecer mais detalhes sobre essas ações.

OBJETIVO 6: ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO

A contribuição da Roca para o objetivo de água potável e saneamento se dá por intermédio da Fundação We Are Water. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos, criada em 2010, com o objetivo de contribuir para a resolução de problemas decorrentes da falta de água e saneamento no mundo por meio de projetos de infraestrutura, educação, saúde e pesquisa.

A fundação possui dois objetivos principais: o primeiro é conscientizar e encorajar pessoas e instituições a pensar na necessidade de se criar uma nova cultura para o uso da água. O segundo, é fomentar as atividades que visam reduzir o efeito negativo de ações desenvolvidas para obtenção de água sem planejamento, principalmente pela falta de recursos adequados

 

OBJETIVO 8: TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO

Ao promover o crescimento econômico sustentado e inclusivo, a Roca proporciona emprego pleno e produtivo, cumprindo o que é proposto no oitavo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável. É possível promover políticas que incentivem o empreendedorismo e a criação de empregos de forma sustentável e inclusiva.

Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias, por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e intensivos em mão-de-obra é uma de nossas premissas.

OBJETIVO 12: CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

 

Os produtos Roca fazem parte do grupo de materiais chamados de “materiais de uso permanente”, o que significa que normalmente permanecem por dois ou mais anos nos ambientes em que são empregados. Além disso, quando descartados no meio ambiente antes de cumprirem o seu ciclo de vida útil, promovem o aumento da pegada de carbono.

A empresa investe em tecnologias que permitam potencializar esse ciclo de vida e reduzir os desperdícios. Para isso, o desenvolvimento visa a promoção do bem-estar e da saúde humana; a qualidade e a durabilidade; a contemporaneidade do design; a minimização do impacto ambiental; a adição de beleza aos ambientes; e a baixa necessidade de manutenção.

OBJETIVO 13: AÇÃO CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIM

A mudança do clima é um evento transnacional, cujos impactos estão desregulando economias nacionais e afetando pessoas em todos os lugares, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade nos países em desenvolvimento. Sem a ação imediata frente à mudança do clima, a temperatura terrestre está projetada para aumentar mais de 3º C até o final do século XXI.

Por impactarem menos na vida terrestre, tanto em termos de produção quanto em função do consumo, nossos produtos contribuem para reduzir os impactos da mudança global do clima de forma sustentável e segura.

OBJETIVO 15: VIDA TERRESTRE

Mantemos um controle criterioso sobre as quantidades e tipos de resíduos gerados em nossa produção. Possuímos uma equipe que avalia quais são os destinos mais nobres para cada um deles e os direcionam, intensificando a reciclagem e reuso dos mesmos.

Seguimos com nosso compromisso de diminuir nossa geração de resíduos, para que possamos poupar ainda a energia e água empregada em seu tratamento final. Essas ações contribuem para a preservação da vida terrestre e proporcionam trabalho decente e crescimento econômico.

Antes de escolher um determinado produto, pesquise sobre a maneira como ele impacta no meio ambiente e na sociedade em que vivemos. O consumo consciente é uma das maneiras mais inteligentes de direcionar a produção das empresas em busca de inovação e tecnologia em prol de um mundo melhor.

 

Um texto feito pela equipe Roca Cerámica

Verified by MonsterInsights